O que é argamassa polimérica para impermeabilização

Argamassa Polimérica

Semelhante à argamassa de cimento, a argamassa polimérica também  inclui cimento, mas também contém polímeros, que são macromoléculas compostas de unidades estruturais menores.

Argamassa Polimérica

A inclusão deste polímero tem o papel de alterar várias fraquezas da argamassa à base de cimento, entregando algumas vantagens que descreverei abaixo, apesar de sua descrição química um tanto complexa.

Veja Também:

Vantagens de aplicar argamassa polimérica?

Os principais benefícios da argamassa polimérica são seu alto rendimento, produtividade, elasticidade, resistência e impermeabilidade.

O rendimento desta argamassa será grandemente aumentado graças ao polímero, que parece ser de plástico.

A produtividade aumenta proporcionalmente à compensação. Devido à alta plasticidade do polímero, a massa pode ser esticada em proporções incríveis sem perder sua integridade.

como aplicar Argamassa Polimérica

Ao seu rendimento, produtividade, flexibilidade e impermeabilidade, esta argamassa adiciona resistência.

Sem a adição de polímeros ao cimento, a argamassa torna-se propensa a problemas como encolhimento e rachaduras.

A argamassa reforçada pela ação do polímero, por outro lado, será menos suscetível a esses eventos potencialmente prejudiciais.

Quando todos esses fatores são levados em conta, uma aplicação se torna mais eficiente, enquanto o consumo de material é reduzido e a produtividade é aumentada.  Como um todo, economizará tempo e dinheiro.

Desvantagens da argamassa polimérica?

Sua resistência mecânica e resiliência à luz solar são as maiores desvantagens da argamassa polimérica.

Então, você não pode impermeabilizar, digamos, superfícies que serão imediatamente expostas ao sol ou que receberão um trânsito de pessoas ou veículos, porque os efeitos combinados do sol e do trânsito farão com que o revestimento se desgaste rapidamente.

aplicação Argamassa Polimérica

Na maioria dos casos, uma barreira mecânica será criada uma vez que a argamassa polimérica tenha sido aplicada. Essa defesa mecânica pode assumir a forma de um contrapiso, revestimento cerâmico ou revestimento de inserção.

Como a água em um reservatório amortece consideravelmente o impacto mecânico, a argamassa polimérica pode ser utilizada lá.

Os reservatórios fazem uso de água porque ela pode absorver quase todos os choques mecânicos.

No entanto, você precisará de um segundo revestimento antes de usar em ambientes úmidos, como piscinas.

O próximo passo é empregar um revestimento, como azulejo de piscina ou outra forma de revestimento, que o cliente prefere, uma vez que um piso tenha sido instalado para proteção mecânica.

Mais uma desvantagem, esta cultural, existe. Em grande parte devido a essa falta de familiaridade, a argamassa polimérica só é amplamente utilizada em comunidades relativamente pequenas.

Em áreas menos populosas, você pode ter problemas para localizar o produto e a força de trabalho necessária para montá-lo.

Onde Utilizar argamassa polimérica?

A argamassa polimérica é tipicamente utilizada em áreas que serão acabadas ou protegidas mecanicamente, como saunas, banheiros, lavanderias, piscinas e espaços de serviço.

Para evitar que o ruído se infiltre em salas adjacentes, você pode usar o chão ou a parede para atravessar.

Como aplicar Argamassa Polimérica

O uso de argamassa polimérica nessas áreas evitará o desenvolvimento de patologias desagradáveis, como mofo, bolhas e descamação quando expostas à umidade, chuva ou água de um jardim.

É possível classificar a argamassa polimérica como uma manta líquida? Ele se encaixa com esses outros itens.

Tanto a manta líquida quanto a argamassa de polímero compartilham algumas características, mas têm suas próprias características únicas. 

Quando se trata de usar o material, há muita sobreposição; tanto brochas quanto  rolos podem ser usados, por exemplo, por isso é fácil misturar os dois materiais.

A impermeabilização é algo importante

A manta líquida, por outro lado, é tipicamente feita de manta asfáltica ou acrílico. A argamassa polimérica tem uma fundação de cimento e polímero.

Neste caso, a manta líquida é um produto projetado para evitar a necessidade de um tipo secundário de reforço, pois já fornece a proteção mecânica direta necessária.

O que é Argamassa Polimérica

Muitas variedades de manta líquida são suficientes em si mesmas como um revestimento final. Se você usar uma capa e um manta de rede, por exemplo, você pode estar pronto.

As pessoas podem passar por ele, e o sol não será capaz de aquecê-lo. Este é um benefício da manta líquida sobre a argamassa polimérica.

É verdade que esses bens compartilham semelhanças em seu uso pretendido e seus resultados, mas também têm distinções importantes em sua manutenção necessária e, mais importante, sua composição química.

Manta líquida, O que é?

Ao tentar descrever o que é uma manta líquido, ajuda saber de onde a palavra “manta” se origina. Esta manta foi desenvolvido pela primeira vez e tornou-se famoso como um produto de asfalto de primeira linha.

Para quem não está familiarizado, o que exatamente é uma manta de asfalto? É o tipo de manta que vem em um rolo, tem que ser desenrolado com cuidado e é aquecido usando um botijão de gás e um fogo.

Argamassa Polimérica Pedreiro

Essa manta originalmente vinham em um rolo e tinham algumas desvantagens, a mais significativa das quais era uma aplicação altamente técnica e um pouco arriscada.

E assim, para resolver alguns dos problemas inerentes à manta tradicional, um produto chamado de manta líquido foi desenvolvido.

A principal vantagem da manta de rede era que ele poderia ser aplicado sem o uso de fogo e por uma força de trabalho que não era tão qualificada quanto a responsável por colocar o manta de asfalto padrão.

A manta líquida, então, é um produto à base de asfalto ou acrílico que alcança resultados comparáveis à manta tradicional, mas é aplicado de uma maneira diferente devido ao seu estado líquido.

Quando devo usar manta líquida?

Em praticamente qualquer lugar que um manta tradicional seria usado para impermeabilizar também pode ser tratado com manta líquido. Quando comparado com o que, exatamente, a simplicidade de uso beneficia?

O manta líquida é útil em situações em que você precisa alcançar espaços apertados ou chegar a áreas que de outra forma são inacessíveis, como ao trabalhar com um botijão de gás.

Argamassa Polimerica piscina

Assim, a aplicação de uma manta líquida ou uma manta convencional é relativamente comparável, mas as vantagens da manta de rede permitem que ela seja aplicada em áreas inacessíveis.

Cuidados Antes de Aplicar

A superfície sobre a qual a manta líquida deve ser colocada deve ser limpa como precaução antes da aplicação.

Esteja atento ao uso mínimo recomendado pelo fabricante, aplique o número recomendado de demãos, evite bordas e cantos afiados sempre que possível e forneça uma camada extra de proteção usando tecido de poliéster ou fibra de vidro.

A aplicação da manta líquida requer certas precauções mínimas. Além disso, será bom, desde que você siga as instruções do fabricante.

Pode Substituir o Cal

Nas últimas décadas, surgiram duas classes principais de ligas, ambas com a substituição de cal como foco principal.

Temos a liga em forma líquida, que atua como detergente e destina-se a ser usada no lugar da cal. Além disso, estocamos várias ligas feitas de argila.

Haverá alguns benefícios de plasticidade da base líquida, e a argila, de fato, tomará o lugar da cal nesta aplicação.

No entanto, temos de assegurar que o emprego da cal em argamassas não se limite apenas a este efeito de liga. A cal também tem benefícios adicionais.

Vantagem de usar liga para as massas

Além de sua trabalhabilidade (ou plasticidade), a cal tem o benefício adicional de agregar características adicionais dentro de sua argamassa, o que pode ser uma vantagem significativa em algumas situações. A capacidade de regular até onde algo se retrai é uma delas.

O cimento é um ligante hidráulico, o que significa que endurecerá quando exposto à água na argamassa. A cal atua como um endurecedor devido à sua capacidade de absorver o ar e tornar-se mais sólida como resultado.

Assim, a cal e o cimento operam juntos porque a cal não só não compete com o cimento pela água necessária para seus processos de hidratação e cura, mas também atua como um reservatório de água para o cimento.

Pedreiro Aplicando Argamassa Polimérica

A água da massa é absorvida pela cal, que então libera lentamente essa água no cimento. Devido à capacidade da cal de operar como um reservatório de água para cimento, a ocorrência de certas doenças, como rachaduras ou rachaduras microscópicas no gesso ou sua argamassa, é substancialmente reduzida.

As potentes propriedades antifúngicas da cal são outra vantagem. Rebocos e argamassas de assentamento criados com cal proporcionam essa proteção fungicida natural, afastando o mofo e fungos que às vezes se desenvolvem em argamassas durante o reboco, por exemplo.

A liga da massa, por outro lado, normalmente tem uma base de detergente ou argila. Portanto, não serve como um substituto para a cal na maioria dos casos, embora tenha alguns usos.

Econômico tem vantagens e desvantagens em termos de volume. Esses itens geralmente são mais econômicos e ocupam menos espaço no escritório.

Existe outros tipos argamassa polimérica?

Você pode encontrar argamassa polimérica em uma variedade de bases, incluindo aquelas projetadas especificamente para uso com broxa ou rolo, por isso não é apenas para impermeabilização de piscina.

No entanto, você também pode usar argamassa de polímero ao construir usando tijolos e blocos.

No lugar da argamassa tradicional, você também pode se deparar com argamassa polimérica vendida em tubos; este produto é usado para construir cabos, que são posteriormente usados para colocar tijolos ou blocos.

Assim, ele pode funcionar como um agente impermeabilizante ou uma argamassa de assento.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *