O carvão ativado tem sido usado há anos como um pilar em filtros de água industriais e domésticos, e é amplamente utilizado como filtro químico em lagos ornamentais.
Embora sua principal função seja neutralizar os corantes fenólicos ou outros que dão ao chá sua tonalidade distinta, o carvão ativado também tem a impressionante capacidade de reter cloro, ozônio, cloramina, metais pesados, compostos orgânicos, micro-organismos e íons, tornando-o útil para purificar a água potável.
Para que serve o carvão ativado no lago?
O principal uso do carvão ativado, e sem dúvida seu único uso verdadeiro, é ajudar na filtragem química de lagos, onde é usado para purgar a água de substâncias que a tingem e colorem, bem como açúcares, compostos orgânicos, produtos farmacêuticos e outros poluentes potenciais.
Amônia, nitrato, nitrito, fosfato e silicato, todos os quais podem criar problemas em lagos, não são removidos pelo carvão ativado.
Simplesmente isso, e não mais. Pode servir como um mecanismo de filtração física, talvez superior a todos os outros.
Como funciona o carvão ativado?
O carvão ativado é eficaz devido à adsorção e absorção de produtos químicos, o que faz com que eles se liguem à superfície ou fiquem presos dentro dos muitos esporos microscópicos do material. Um meio de lago não pode se comparar à área de superfície específica de um grama de carvão ativado, que pode atingir até 3000m2 em uma lata do material.
Fazer Carvão Ativado em Casa
Produzir carvão ativado em casa é um procedimento trabalhoso e intrincado. Você pode usar tudo, desde madeira a casca de coco, casca de arroz, poços de manga, ossos e carvão como matéria-prima. Dois métodos, um usando um físico e o outro um químico, são usados na produção de carvão ativado.
A carbonização a altas temperaturas, primeiro em um ambiente livre de oxigênio e depois em uma atmosfera oxidante, é necessária para a produção de carvão ativado através do processo químico.
O carbono ativado por um procedimento químico deve primeiro ser tratado com ácidos, bases ou sais antes de ser carbonizado; é isso que ativa o carvão.
Para esclarecer, alguns vídeos que mostram indivíduos fabricando “carvão ativado em casa” assim, não produzem realmente nenhum carvão ativado; eles apenas carbonizam a madeira ou aquecem o carvão vegetal regular.
As plantas pode atingir temperaturas de mais de mil graus Celsius enquanto ativa fisicamente um carvão por alta temperatura.
Existem alguns carbonos que, se não forem monitorados, podem emitir compostos perigosos como nitrato, fosfato e íons metálicos em um lago. Os carvões fisicamente ativados devem ser sempre priorizados.
É muito incomum que os carvões ativados liberem completamente seus produtos químicos ativadores durante o processo de carbonização, não deixando vestígios do método de ativação original.
A maioria dos lagos ornamentais com carvão ativado, particularmente o carvão ativado chinês, é mais cara e de menor qualidade do que o carvão ativado comercial usado na indústria alimentícia.
Não há problema em utilizar carvão se você tiver acesso a um fornecedor de carvão seguro e de alta qualidade que não emita substâncias nocivas (como nitratos, fosfatos ou íons metálicos).
Variedade de Formas
Os carvões ativados vêm em uma variedade de formas, cada uma exigindo uma combinação única de matérias-primas e etapas de processamento para criar.
Alguns carvões ativados têm uma forte afinidade pelo cobre, outros pelo chumbo, outros ainda pela amônia, outros ainda pelo arsênico, açúcares, gases de amônia e assim por diante; no entanto, todos os carvões ativados têm uma forte atração por uma grande variedade de produtos químicos e cores orgânicas.
Não é bem conhecido, mas o carvão ativado, como certas resinas, pode recuperar sua capacidade de adsorção após o esgotamento. Produtos químicos e/ou calor são utilizados nesta técnica.
Não existe uma receita universal para reativar o carvão ativado, uma vez que cada tipo tem seu próprio mecanismo de regeneração único.
Do ponto de vista do custo, não vale a pena regenerar carvão ativado para uso em Lagos.
Posso usar carvão ativado no meu lago artificial?
O carvão ativado pode remover oligoelementos, nomeadamente o iodo, pelo que a sua utilização em lagos requer cuidados redobrados pela vida e saúde dos peixes. A quantidade de carvão ativado e a quantidade desses componentes que requerem substituição devem ser determinadas.
Como você pode ver no vídeo incluído abaixo, muitas pessoas ainda têm dúvidas sobre se o carvão ativado pode ou não efetivamente remover o iodo da água, apesar de vários livros e obras disponíveis on-line. Se você não tiver certeza, saia e pegue um pouco de iodo e experimente.
Nós não utilizamos carvão ativado em nosso lago ou o recomendamos aos nossos clientes, uma vez que não achamos que seja necessário.
O skimmer pode remover a mesma quantidade de compostos orgânicos que o carvão ativado, deixando para trás menos componentes vestigiais.
Depois que invertebrados como anêmonas e esponjas morrem, o carvão ativado pode ser usado para remover efetivamente produtos químicos perigosos antes de serem removidos.
Posso usar em Lagos com plantas?
Não há provas de que o carvão ativado impeça o crescimento das plantas em lagos artificiais, independentemente de o lago incluir substratos férteis, fertilização líquida ou nenhuma fertilização.
Ao contrário dos nitratos, fosfatos, potássio e magnésio, os produtos químicos removidos pelo carvão ativado não são os principais exigidos pelas plantas.
O uso de carvão ativado inicialmente tem pouco efeito sobre as fontes líquidas de carbono para as plantas.
Dado que é dosado diariamente e diretamente no tanque, a alta solubilidade do produto o torna difícil de remover, mesmo que parcialmente por carvão ativado.
Posso usar carvão ativado enquanto uso medicamentos no lago?
Você não deve usar carvão ativado em Lagos-hospitais se a água contiver medicamentos, uma vez que pode eliminar produtos farmacêuticos e corantes metálicos. O lago principal não é um lugar para administrar medicamentos.
Estou curioso para saber como o carvão ativado difere do carvão comum.
O carvão ativado difere significativamente do carvão vegetal regular devido à presença de micrósporos que são centenas a milhares de vezes maiores em tamanho.
Isso indica que o número de micrósporos em 1 kg de carvão vegetal regular é aproximadamente equivalente ao de 1 ou 2 gramas de carvão ativado.
Além disso, o carvão ativado tem uma maior afinidade por vários produtos químicos do que o carvão comum.