fbpx
Pular para o conteúdo

Tudo Sobre PH da piscina

Adentrar em uma piscina de água limpa e cristalina é a vontade de muitas pessoas nos dias quentes. Porém, antes de dar um mergulho, é indicado verificar se é necessário ajustar o pH (potencial hidrogeniônico) dela. As piscinas podem exibir pH fora da faixa ideal em motivo do contato com a água da chuva, detritos e outras sujeiras. Se os banhistas tiverem a percepção de queimação nos olhos e nariz – além de coceiras na pele – isso pode ser um sugestivo de que é essencial avaliar o pH  da água.

 

Como saber se a água da piscina está com pH abaixo no nível ideal?

 

Conservar um pH equilibrado da água é uma parte vital da manutenção da piscina. Isso não só protege os acessórios metálicos, mas além disso impede a corrosão das paredes e do fundo da piscina, além de evitar desconfortos na pele, nos olhos e cabelos ao adentrar na água. A faixa de pH ideal é de 7.0 – 7.4, mas se a sua piscina oferece um índice menor, adote os passos a seguir para elevar esse parâmetro, garantindo a boa qualidade da água.

Como avaliar o pH da água da piscina com a Fita Teste

Passo 1 – Faça a avaliação do pH da piscina usando a fita teste . Muito prática e confiável, a fita indica o nível de pH através do referente de cor.  Para utilizar, basta inserir a fita na água da piscina, deixando-a por 15 segundos afundada na água.

Passo 2  –  Ao retirar a fita teste, faça a comparação das cores da fita prontamente com as cores do rótulo da embalagem que vão indicar os parâmetros corretos de pH e alcalinidade.

Como aumentar o PH da piscina

Feita a avaliação do pH da água, e se estiver abaixo do parâmetro ideal, está na hora de compensar o potencial hidrogeniônico com a aplicação do elevador de PH  .  O elevador de PH pode ser encontrado tanto na versão liquida quanto em pó. O tratamento correto deve ser feito com base nas seguintes etapas:

– Ligue a filtração da piscina e aplique o  ou elevador de PH líquido ou pó na dosagem aconselhada conforme o rótulo dos produtos. Vale lembrar que o elevador em pó deve ser diluído em um balde contendo a água da própria piscina;

– Faça a filtragem da água por um momento de duas horas. Avalie novamente os parâmetros de pH com a fita teste. Se o pH ainda não estiver no nível adequado, repita o processo de tratamento com o elevador de PH.

– Conclusão, acione a filtração e siga com os procedimentos para purificar a água da piscina, escolhendo entre os produtos: cloro concentrado ou cloro aditivado.

Open chat
1
WhatsApp
Olá, Precisa de Ajuda? Estamos Online 👍