No Brasil, a manta asfáltica é uma escolha popular para impermeabilização. Este sistema de impermeabilização é adaptável, industrializado e pré-fabricado.
Talvez você não tenha percebido isso, mas nem todos as mantas de asfalto são criados iguais.
Veja Também:
O que é a manta asfáltica para Impermeabilização?
A manta asfáltica é um tipo comum de material impermeabilizante. Foi desenvolvido na década de 1970 e consiste principalmente de asfalto, certos elastômeros e uma manta feita de véu de vidro (que é menos resistente) ou poliéster (que pode ser adaptado para atender a diferentes graus de resistência à abrasão).
A manta asfáltica é um método popular de impermeabilização no Brasil. Consiste em uma camada de asfalto modificado (com elastômeros, plastômeros ou polímeros adicionados para maior durabilidade e elasticidade) e uma camada de material de reforço (tipicamente filme de polietileno, borracha, poliéster ou fibras de vidro).
Devido às propriedades únicas de cada um desses elementos estruturais, uma manta asfáltica pode se beneficiar do aumento da resistência à perfuração, diminuição da despesa ou melhor resistência à perfuração, entre outras qualidades.
Na mesma linha, os polímeros adicionados ao asfalto garantem o desempenho da manta asfáltica e, ao mesmo tempo, conferem ao produto qualidades distintas, como melhor resistência aos raios UV, flexibilidade ou fadiga.
Portanto, o desempenho do sistema de impermeabilização depende muito da especificação precisa da manta asfáltica para cada região.
passo a passo da aplicação de manta asfáltica
É necessário quebrar o piso até chegar ao piso de trás ou à manta antigo em projetos de retrofit ao usar mantas de asfalto para impermeabilização de lajes, telhados, terraços com piscinas e áreas externas frias.
Quando aquecidas pelo sol, as mantas asfálticas tradicionais são desconfortáveis para ficar em pé e deixar a área circundante sufocada”, adverte Corte.
Os fabricantes de mantas asfálticas são obrigados pela NBR 9.952/2014 – Manta asfáltica para impermeabilização, da ABNT, a fornecer uma garantia de no mínimo cinco anos. Assume-se uma vida útil de dez anos. Uma revisão completa do sistema deve ser considerada após esse ponto.
A impermeabilização com uma manta asfáltica requer a experiência de técnicos treinados. Tochas de alta pressão que têm um gatilho ligado a um botijão de gás, uma espátula e luvas de proteção são necessárias para a aplicação.
Mais de uma tocha e mais de uma vasilha podem ser necessárias para cobrir um espaço particularmente amplo. Instruções em detalhes:
- Certifique-se de que a superfície esteja limpa e nivelada, aparando os ralos e colocando meia bengala nos cantos para se livrar dos cantos vivos.
- Conecte a manta à superfície pretendida aplicando primeiro um primer, uma tinta de conexão. Seja paciente e aguarde a quantidade de tempo recomendada pelo fabricante.
- Uma vez que o primer tenha secado, desdobre a manta do chão até o teto (mede 1 m por 10 m).
- A manta pode ser colada no fundo com a chama. O calor da tocha derrete a manta, prendendo-o ao chão.
- Reduza a intensidade da chama da tocha para fazer o corte. Coloque a manta de maneira estanque, usando a espátula para se certificar de que não há lacunas.
- Quando um rolo de manta estiver pronto, basta desenrolar um novo e soldá-lo por cima. As costuras precisam ser sobrepostas em 10 centímetros.
- Coloque o toboágua em um teste de 72 horas para garantir que ele seja à prova de vazamentos.
Erros comuns na aplicação
Ferramentas inadequadas são uma causa comum de falha. “Para criar uma bola de fogo com a tocha da mesma maneira que um lança-chamas, ela deve ter alta pressão e ter um gatilho “.
As mantas não derretem adequadamente se a tocha estiver abaixo da média “Especificamente, ele faz essa observação.
O erro número dois é não fornecer os 10 cm de sobreposição necessários. Corte diz: “Eu vi uma passagem de 2 cm, 5 cm”, e ele também menciona que as mantas queimadas indevidamente como um exemplo de soldagem defeituosa.
O pile-up, ou a incrustação de drenos, é outra técnica que Corte traz à mente. Os rodapés devem ser fixados permanentemente à parede e não apenas colados.
Dois ou três anos depois de terem sido cimentados juntos, a água começará a infiltrar-se entre as rachaduras.
Além disso, diz ele, “para fresar uma laje é preciso construir um dente a 30 cm do chão para implantar a manta”.
Saiba como funciona
Dependendo do fornecedor, as mantas asfálticas podem variar em espessura de 3 a 5 mm e são vendidas em rolos com 1 m de largura e 10 m de comprimento.
O processo de fabricação estabelece seus parâmetros finais, incluindo massa, espessura, alongamento e resistência.
Como Funciona a Aplicação
Empresas de tamanhos variados aplicam a manta asfáltica; enquanto as grandes empresas de construção geralmente empregam especialistas internos em impermeabilização, algumas empresas menores também adotaram a técnica.
No que diz respeito ao potencial de problemas de impermeabilização, esta é uma área crucial. Uma vez que este é um serviço especializado que requer a experiência de uma organização profissional, você deve tomar muito cuidado ao fazer sua seleção.
Os fabricantes normalmente incluem orientação de aplicação com seus produtos. Recomenda-se a sobreposição da manta estiver em pelo menos 10 centímetros, por exemplo, para reduzir a probabilidade de acidentes.
Vários autores destacaram drenos, juntas de expansão e junções com planos verticais (como tubos emergentes) como locais importantes onde os sistemas de impermeabilização falham.
Conheça os 4 Tipos de manta asfáltica
Dependendo do aditivo utilizado no asfalto, da armadura (estrutura interna) escolhida, da espessura, das resistências e dos acabamentos superficiais, as mantas asfálticas podem ter uma ampla gama de características.
1- Manta asfáltica aderida
A manta asfáltica é comumente aplicada usando a adesão asfáltica ou a adesão da tocha, ambas amplamente utilizadas.
A chama da tocha é direcionada para o substrato e o lado adesivo da manta para aplicação.
“Deve-se tomar cuidado para que a intensidade não danifique a manta asfáltica (redução da espessura) e proporcione a adesão adequada da manta ao substrato” ao usar uma chama.
A impermeabilização pode ser prejudicada se os danos acontecerem e as coisas não forem consertadas.
2- Manta asfáltica flutuante
A manta nesta instalação não está presa à base de forma alguma; pelo contrário, é colocado de modo a envolver toda a construção.
No entanto, mesmo quando coladas a uma camada de argamassa regularizante, as mantas do sistema aderente nem sempre formam um corpo monolítico com a laje, o que pode dificultar a localização dos locais de entrada de água.
O ponto de falha de estanqueidade não coincide com o ponto de entrada de água, uma vez que a água pode se infiltrar entre a argamassa e o concreto da estrutura. “
3- Manta aluminizada
Esta manta é auto protetor e é conhecido como uma manta de alumínio. É utilizado como um toque final em áreas de baixo tráfego graças à lâmina de metal em sua face superior.
Existem versões adesivas (adesivas) da manta aluminizada, bem como versões asfálticas/tocha.
4- Manta Ardosiada
Eles são naturalmente auto-protetores devido a uma cobertura de grânulos de agregados minerais (ardósia) em sua face superior.
Eles servem como um toque decorativo em telhados de outra forma inacessíveis.
Qual o preço da impermeabilização com manta asfáltica?
Enquanto o preço de varejo de um rolo de manta asfáltica é um componente, outros, como as despesas com mão de obra e a necessidade de proteção mecânica, também contribuem para o preço final (quando necessário).
Requisitos de mão-de-obra para demolição de pisos, salvaguarda de componentes mecânicos e remoção do sistema obsoleto podem surgir em caso de renovações.
Estimativas indicam o custo da impermeabilização em 1% a 3% de todo o custo do projeto na construção civil.
Quando a impermeabilização não consegue fazer seu trabalho corretamente, no entanto, esse número pode oscilar em até 10%.
A Associação Brasileira de Impermeabilização do Sul estima que a instalação de uma manta asfáltica agregará cerca de 6% ao Custo Unitário Básico (CUB/RS) por metro quadrado.
Quanto tempo dura uma manta asfáltica?
Infelizmente, muitos construtores ainda ignoram a impermeabilização até que seja tarde demais, apesar do fato de que isso é crucial para garantir que os materiais certos sejam usados em todos os lugares;
O tipo de manta asfáltica escolhido deve ser adequado para a região, com os níveis corretos de resistência, para evitar a ocorrência de infiltrações.
Planejar o tamanho do sistema de fluxo da laje durante a construção é crucial para garantir que a impermeabilização não seja comprometida.
A mão de obra qualificada é necessária para a aplicação, pois, apesar de ser um sistema simples, a manta asfáltica possui algumas peculiaridades (principalmente no que diz respeito aos cuidados com pontos críticos como ralos, rodapés e desníveis, por exemplo) que devem ser respeitadas pelos aplicadores para garantir que a impermeabilização seja aplicada sem falhas.
Manutenção cuidadosa: mesmo que tudo seja planejado e aplicado corretamente, o sistema de impermeabilização ainda pode falhar se a manutenção inadequada for realizada.
Por exemplo, perfurar a impermeabilização durante a instalação de antenas pode danificar o sistema, assim como colocar muito peso na impermeabilização se ela não foi projetada para suportar tal carga.
Tenha em mente que “A eficácia de um sistema de impermeabilização é medida por quanto tempo dura para fornecer essa eficácia (normalmente 5-10 anos, dependendo do sistema usado, da natureza do trabalho que está sendo realizado, sua localização, o custo de realizá-lo.
Os construtores brasileiros aprenderam da maneira mais difícil que um sistema de impermeabilização com uma vida útil de 20 anos é notável.”
Ocorrem Falhas?
A impermeabilização pode falhar se até mesmo uma dessas etapas for ignorada.
“Apoiar a reexecução integral da impermeabilização existente é uma técnica de correção de dificuldades, pois os reparos situados na impermeabilização são frequentes e reconhecidos como operações falhadas” nessas situações.
A seguir estão as recomendações feitas pela nossa empresa. :
- Ocupando o piso antigo, retirando as velhas salvaguardas mecânicas, limpando os resíduos e arrastando-os para longe; arrancar a antiga impermeabilização;
- Regulando de volta ao normal;
- Uma nova camada de impermeabilização é aplicada;
- Instalação da camada separadora;
- Manutenção preventiva; Instalação de um novo piso;
- Implementação de um novo paisagismo que constitui o restabelecimento do “projeto”.
Como reparar a impermeabilização?
Felizmente, existem tecnologias de impermeabilização disponíveis no mercado local que podem ser instaladas sobre um piso existente sem danificá-lo ou removê-lo.
A Solução 100% Silicone da Fibersals é recomendada para áreas de baixo tráfego (manutenção) que não precisam ser finalizadas. Saiba mais.
O Sistema de Fibras em Poliéster Flexível é recomendado para áreas de alto tráfego de pedestres, bem como aquelas que exigem um acabamento único (que pode imitar pedras naturais, cerâmicas e uma grande variedade de outros materiais) ou resistências adicionais.
Qual garantia da manta asfáltica
As garantias são muitas vezes fornecidas pelos empreiteiros que fazem o trabalho real, portanto , elas podem variar amplamente.
No entanto, é necessária uma garantia de pelo menos cinco anos para todos os projetos de construção. Estude sobre isso.
Além de perguntar sobre o comprimento da garantia da manta de asfalto ao lado do instalador, é uma boa ideia perguntar sobre o escopo dessa garantia.
Por exemplo, a garantia pagará por uma reforma completa, incluindo a instalação de um novo piso com o mesmo design do antigo, se a impermeabilização falhar?