Sulfato De Alumínio Para Piscina, Quais os riscos?

Sulfato de Alumínio para Piscina

Para quem não sabe, o sulfato de alumínio não é a melhor escolha para o tratamento da piscina, embora seja um dos produtos mais usados na hora da limpeza. Tente evitar o uso de sulfato de alumínio aqui.

Poucas pessoas sabem que esse produto traz muitos riscos à saúde, além dos danos que pode causar aos equipamentos da piscina.

Por isso, poucos se importam e o ideal é sempre buscar alternativas mais eficientes.

Com isso em mente, abordaremos agora os perigos do sulfato de alumínio e alternativas para seu uso.

E então, gostaria de saber mais sobre o sulfato de alumínio e como essa substância afeta a qualidade do pH e qualidade de piscinas? Esperamos que este conteúdo seja útil.

O que é? Qual sua função?

Muito utilizado para limpeza e tratamento de piscina, essa substância é formada por sal misturado com ácido sulfúrico e hidróxido de alumínio, a fórmula química é Al2 (SO4)3.

Está disponível para comprar em pó ou líquido (cáustico) com embalagens de até 5 kg, é muito utilizado para limpeza e tratamento de piscinas.

Por exemplo, a água que bebemos passa por diversos processos de tratamento, inclusive a floculação.

Essa sujeira adere ao hidróxido de alumínio, formando flocos maiores que podem ser filtrados. No tratamento de uma piscina o processo é semelhante.

Desvantagens do Sulfato de Alumínio em Piscinas

Riscos para sua saúde

Mas afinal, por que os sulfatos causam problemas na saúde se é utilizado no tratamento da água que bebemos?

Ele causa riscos na saúde pela dosagem errada, ou seja, não medir a quantidade correta da água de piscina, por isso você precisa de alguém que entenda do processo correto.

Além disso, ele não é a melhor escolha para sua água, pois pode causar muitos problemas. Abaixo, apresentaremos o conteúdo principal para você em detalhes:

  • Pele seca e dermatite;
  • Irritação esofágica;
  • Pode causar queimaduras nas vias aéreas se inalado;
  • Uso impróprio, pois a forma em pó é impraticável de medir;
  • Aumento do risco de doença de Alzheimer (pensa-se que o alumínio seja um fator).

Quando aplicado na água ele pode ser absorvido pela pele, irritar os olhos e até causar problemas respiratórios.

No entanto, o uso contínuo acima dos limites recomendados pode causar problemas de saúde.

Ele afeta o pH da piscina

Além das preocupações com a saúde dos usuários, o sulfato de alumínio é conhecido por prejudicar o pH da água.

Quando aplicado ele consegue desregular os parâmetros recomendados,  lembra-se que a faixa do pH é entre 1 a 14, ele abaixo de 6,00 é considerado ácido, deixando sua água leitosa.

Outro ponto interessante é que o sulfato continuará presente na água durante o processo de decantação, mesmo após um tratamento completo.

Aqui, lembre-se de que você precisa verificar cuidadosamente os parâmetros de alcalinidade, pH e cloro de sua água. Se necessário, faça ajustes para garantir que o banho seja seguro para todos.

Faixa ideal do pH para entrar na piscina

De acordo com fontes de especialistas, a piscina podem ser usadas sem problemas quando a água tem cloro livre de até 3 ppm, uma alcalinidade entre 80 e 100.

Um nível de pH entre 7,2 e 7,8 é considerado ideal para piscinas, pois garante que a água não seja nem muito ácida nem muito alcalina.

Nesse nível de pH, o cloro da sua piscina será mais eficaz para matar bactérias e manter um nível de higienização saudável.

Além disso, esse intervalo normalmente não irrita a pele, os olhos ou as membranas mucosas dos nadadores, o que pode ocorrer quando a água é muito ácida ou alcalina fora desse intervalo.

Como medir os parâmetros da água?

Testar o nível de pH da sua piscina é o primeiro passo para entender o que a piscina precisa para atingir a faixa ideal. As fitas de teste são baratas e podem ser facilmente compradas on-line ou em uma loja local de produtos químicos.

Para usá-los, basta mergulhar um na água da piscina e esperar que as cores mudem. Depois, você poderá comparar e combinar essas cores com um gráfico fornecido que fornecerá o resultado dos níveis de pH da sua piscina.

Prejudica os equipamentos

O uso inadequado do sulfato pode danificar os filtros da piscina, isso porque ela entra em contato com a areia do filtro, fazendo ela endurecer e criar pedras que afetam a eficiência dos equipamentos.

Produtos clarificante para substituir o sulfato de alumínio

Existem várias alternativas no mercado que podem facilmente substituir o sulfato de alumínio. Se você deseja ter uma água limpa e saudável no pH e alcalinidade recomendado, deve encontrar outras maneiras de higienizá-la. Destacamos;

  • Ionizador; Criar uma piscina limpa e saudável pode ser um desafio, mas um ionizador de piscina pode ajudá-lo a atingir esse objetivo. Este guia mostrará os benefícios de usar um ionizador de piscina, como ele funciona e como você pode controlar o pH da água.
  • Decantador; Suas funções é para manter a piscina limpa, segura e livre de microorganismos perigosos que podem causar doenças ou até mesmo a morte em humanos. Os decantadores vêm em uma variedade de tamanhos e estilos para se adequar a qualquer ambiente de piscina, permitindo que você desfrute de um ambiente tranquilo e sem estresse, sem se preocupar com a qualidade da água da sua piscina.
  • Clarificantes; Os três melhores clarificante para piscinas inclui produtos para tratar diferentes problemas. Ao compará-los, você entenderá como cada um funciona e qual é o mais adequado para suas necessidades. Primeiro, revisaremos seus ingredientes, usos e vantagens, comparando-os com o sulfato. Então você pode decidir se o produto é adequado para atender às suas necessidades.
  • Algicidas; Se notar que a sua piscina começa a desenvolver algas, o melhor é investir num algicida para proteger e cuidar da água. Este guia irá ajudá-lo a escolher o melhor produto de combate às algas, bem como os preços mais baixos e alta qualidade.
  • Cloro; Além de melhorar a purificação da água, o cloro evita o mau cheiro na piscina e substitui muito bem o sulfato, combate a proliferação de algas, já que tem o poder de oxidar substâncias orgânicas. Isso é vital, uma vez que as algas tornam a água da piscina verde e turva, parecendo impura.

Procure produtos confiáveis e siga rigorosamente as orientações fornecidas por cada fabricante.

Dicas de como usar sulfato de alumínio

Você acabou investindo no sulfato de alumínio mesmo depois dessas recomendações?

Quando aplicado com seguranças adequadas, este produto certamente produzirá resultados positivos.

Evite ultrapassar as quantidades recomendadas de cada substância, investindo sempre em equipamentos de qualidade e bem recomendados no mercado.

O processo de decantação da piscina é fundamental para garantir a qualidade da água, eliminando ao máximo as partículas.

Entenda que você precisa sempre verificar parâmetros com pH e alcalinidade, nossa empresa fez um artigo para especificar como medir e melhorar cada parâmetro no tratamento de piscinas

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *