Em tempos estressantes como os de hoje, passar um tempo de qualidade com nossos entes queridos e criar memórias inesquecíveis é fundamental para viver uma vida de qualidade. Diante dessa realidade, pode ser muito interessante saber como conseguir a combinação certa de piscina com sauna integrada.
De fato, ter uma área de lazer com piscina dentro de nossas próprias residências pode trazer uma série de benefícios, principalmente se estiverem alinhados com os princípios da boa saúde e bem-estar. Veja como fazer isso abaixo.
Como combinar sauna e piscina na sua casa?
O primeiro passo para combinar sauna e piscina em sua casa é ter espaço suficiente. O lado bom é que existem modelos em diversos tamanhos para caber em praticamente qualquer tipo de quintal. Não há necessidade de se preocupar com a temperatura, pois o revestimento é feito de um material que retém o calor.
Para anexar a sauna ao mesmo ambiente de piscina, o equipamento mais importante é o gerador de vapor, que pode ser adquirido de acordo com diversos padrões. Além disso, você pode completar sua área de relaxamento com outros itens como churrasqueiras, luzes noturnas, ombrelones e espreguiçadeiras.
Quais são os benefícios de usar sauna e piscina conjugadas?
O principal benefício de usar uma combinação de sauna e piscina é que você terá uma área de relaxamento em sua própria casa. Dessa forma, você pode passar bons momentos com seus filhos, outros parentes e amigos onde mora, sem perder tempo viajando ou temendo a violência urbana etc.
Combate ao estresse
O relaxamento e o tempo de qualidade proporcionado pelas saunas e piscinas demonstraram ter um efeito positivo no relaxamento físico e mental. Com isso, você se sentirá menos estressado, minimizará as tensões do dia a dia, se conectará com familiares e amigos e melhorará seus relacionamentos.
Relaxamento da musculatura
O calor de uma sauna ou mesmo de uma piscina aquecida ajuda a relaxar os músculos, até porque dilata nossos vasos capilares e melhora o fluxo sanguíneo em nosso corpo. Você pode terminar seu dia sem esforço, mesmo sem a necessidade de um massagista.
Sauna a vapor
A sauna a vapor, também conhecida como “sauna úmida” ou “banho turco”, é uma modalidade que requer equipamentos específicos para aquecer a água para evaporar. Sua temperatura costuma oscilar entre 40 e 45 graus Celsius.
Para que funcione bem, o espaço precisa ser revestido com um material isolante como pedra, azulejo, cerâmica ou outros itens impermeáveis.
Sauna seca
A sauna seca, também conhecida como sauna finlandesa, é um modelo que pode gerar calor por meio de eletricidade ou pedras quentes. É perfeito para os dias mais frios, e por isso é muito popular nos países escandinavos.
Sua temperatura varia entre 60 e 80 graus Celsius e os materiais mais utilizados são a madeira, principalmente cedro, pinho e mogno.
Piscinas de fibra
As piscinas de fibra são uma opção extremamente econômica. Com preço atrativo e manutenção simples, seu material tem pouca influência no pH da água e a ausência de sulcos reduz o acúmulo de sujeira. Além disso, eles têm uma baixa incidência de vazamento.
Piscinas de concreto
Este modelo tem uma longa vida útil e pode ser pintado com ladrilhos ou pastilhas cerâmicas. No entanto, é o revestimento que pode exigir maiores custos de manutenção. Além disso, suas reentrâncias podem acumular poeira e dificultar a limpeza.
Como você pode ver, é possível experimentar diversos benefícios ao combinar sauna e piscina na sua casa, basta observar as poucas contraindicações para exposição ao calor extremo, como gestantes e crianças desacompanhadas ou menores de cinco anos.
Já aprendeu a combinar sauna e piscina em casa? Gostou do que tem dentro? Então que tal assinar nossa newsletter?
O que é necessário para ter uma sauna
Você já deve ter percebido que os diversos benefícios da sauna fazem dela um excelente investimento para melhorar sua qualidade de vida e ainda desfrutar de bons momentos de lazer em casa, no sítio ou na praia. Então, que tal ter o seu? Vamos explicar tudo o que você precisa saber. Veja!
Onde instalar
No Brasil, onde o clima é mais tropical, as saunas costumam ser instaladas em áreas de relaxamento ao ar livre e, na maioria das vezes, próximas a piscinas. Porque, como mencionado anteriormente, dar um mergulho em água fresca pode potencializar os benefícios de uma sauna.
No entanto, estamos descobrindo que cada vez mais projetos de construção incluem saunas em residências, principalmente úmidas, que se encaixam bem em banheiros. Dito isto, o local de instalação depende quase inteiramente da finalidade de uso.
Dimensão
O tamanho da sauna varia de acordo com suas necessidades, espaço disponível e número de usuários. Pode ser igual o tamanho de um banheiro ou até mesmo de um quarto.
No entanto, é necessário observar um certo comprimento mínimo. A sala deve ter pelo menos 1,50 metros de comprimento e 1 metro de largura. A altura deve ser fixa, sempre 2,20 metros, independente do tamanho do espaço.
Estrutura
Molhada ou seca, construa sua sauna em tijolos refratários, perfeitos para aguentar o calor. O isolamento térmico e impermeável feito de lã de vidro ou espuma para paredes e tetos também é importante. Além de evitar perigos e desconfortos, o ambiente fica aquecido por mais tempo.
O ambiente da sauna também deve ter aproximadamente 15 x 15 cm de espaço para respiração para a entrada de oxigênio. Um deles deve ficar próximo ao chão e o outro próximo ao teto. Também é importante que o teto tenha uma leve inclinação de cerca de 20 cm, com o lado mais baixo voltado para a porta.
Revestimentos
É importante que todas as superfícies sejam revestidas, inclusive o teto. Para saunas a vapor, as melhores opções são pastilhas de cerâmica e vidro. Já o piso ideal para antiderrapante, também pode ser de cerâmica ou cimento. As portas também merecem atenção especial para não serem afetadas pela umidade. Materiais como alumínio, aço inoxidável e poliestireno são os preferidos.
Como em uma sauna seca nos preocupamos menos com a umidade, ela pode ser coberta com madeira, pois não será danificada por fungos e mofo. A madeira também pode existir no chão na forma de plataformas.
Equipamentos
O principal equipamento de uma sauna úmida é o gerador de vapor, que pode funcionar com eletricidade, lenha ou gás. Nos dois últimos casos, é necessária uma chaminé para expelir a fumaça. Em uma sauna seca, o equipamento responsável por gerar calor fica dentro do ambiente, e costuma ser fabricado em chapa de aço-carbono e ter calha para colocação de pedras, as quais ajudam na retenção de calor. Não importa o tipo de sauna que você escolher, você precisará instalar um exaustor para permitir que a ventilação e o ar escapem. Esses equipamentos são essenciais para evitar sufocamento por falta de ar e garantir a durabilidade da sauna.