Ter uma piscina no terraço é perigoso? É uma ótima forma de aproveitar ao máximo o seu espaço e um privilégio pois permite-lhe desfrutar dos seus momentos de lazer com privacidade. Porém, sua instalação requer alguns cuidados, para que tal delícia não se torne um problema.
O edifício deve ser capaz de suportar o peso de uma piscina cheia de água. Portanto, a posição deve ser cuidadosamente estudada e alguns cálculos devem ser feitos que esclareceremos neste artigo.
Além disso, sua estrutura precisar ser reforçada e, claro, revestida com um bom impermeabilizante antes da instalação.
Aqui estão algumas dicas básicas sobre como instalar uma piscina no seu pátio e tirar o máximo proveito dela sem complicações.
Veja Também:
Verifique a estrutura com Engenheiro
Antes de construir uma piscina, é necessário verificar se a estrutura do edifício suporta a carga de peso que será colocada na laje. No cálculo, considere o peso total da piscina no terraço construída (incluindo paredes, acabamentos, tubulações e água) e seus usuários, bem como o número máximo de pessoas que utilizam a piscina ao mesmo tempo.
Além disso, também é necessário analisar se há vigas ou lajes no local, e se essas estruturas precisam ser reforçadas, é bem provável. Os profissionais mais indicados para a função são os engenheiros credenciados pelo Conselho Regional de Engenharia e Agronomia (CREA).
Escolha o revestimento certo
No caso de coberturas, a impermeabilização da piscina é fundamental para evitar vazamentos, mas também a escolha correta da cobertura, pois nem todos os casos são especificados.
Em piscinas de alvenaria não se recomendam revestimento para piscina muito pequenos porque tendem a se mover com o calor. No entanto, sua melhor aposta é uma fibra de vidro ou piscina de vinil, pois ambos os materiais são mais leves e fáceis de instalar.
Defina o melhor modelo e acabamento
O modelo da piscina dependerá do espaço disponível e do projeto arquitetônico do local. Geralmente, as piscinas do pátio são pequenas, redondas, quase como uma banheira de hidromassagem ou quadradas.
Ao seu redor, é necessário colocar um piso antiderrapante que não concentre calor, já que a área é aberta e recebe bastante luz solar. Os decks de madeira à prova d’água são a escolha mais comum, mas nada impede que você use pedras, desde que estejam frias e sem polimento.
Não esqueça de investir em uma boa iluminação e paisagismo para deixar o espaço mais bonito e agradável. Prefira as luzes de LED, muito mais seguras e podem até ser instaladas em piscinas.
Como vê, a instalação de um paisagismo para piscina em terraço requer tempo, análise e cuidados especiais que só os profissionais desta área podem ter. Desde que bem planejado, o projeto pode ser incorporado das plantas na edificação concluída.
Pau e Agua Outdoor Living tem conhecimento, equipe e equipamentos de qualidade para construir sem risco. Oferece ainda laminado adicional para piscinas em fibra, proporcionando maior durabilidade.